terça-feira, 2 de novembro de 2010

O mistério da Cigarra


Quando criança... lembro como se fosse a 12 anos atraz, deve ser porque era a 12 anos atraz... enfim, voltando a história...
Vocês sabem as cigarras? aquelas que cantam nas arvores? então... aaah as cigarras, as cigarras eram a coisa mais misteriosa do mundo pra mim.
Quando chegava na época e elas começavam a cantar nas copas das arvores eu ficava da sala observando irritadissima com aquele barulho horroroso, porém curiosa demais para me preocupar com a irritação.. ficava imaginando o que seria aquilo. Então decidi perguntar da minha mãe. Chamei ela na sala e tentei explica-lá do que se tratava, mas ela não me compreendia (desde cedo eu me expresso mau rs).. Então eu dei meu jeitinho, foi ai que surgiu o 'leleco da abuli' leleco porque o som parecia mais ou menos com essa palavra e abuli vem do hildez que significa árvore. Foi ai que minha mãe entendeu o que eu estava falando.. Ela olhou para mim com aqueles olhos de mãe encantada com as prezepadas do filho, deu uma longa gargalhada e disse que o nome daquilo era cigarra e que elas ficavam nas arvores, e voltou pra cozinha.
Eu continuei na sala não muito satisfeita com a resposta e começei a imaginar o que seria essa tal cigarra.. Pra mim cigarra era cigarro, e eu ficava me perguntando porque o meu tio fumava aquele negócio que canta nas árvores, e porque o que o meu tio fumava vinha das arvores e fazia aquele barulho.. enfim.. ninguém nunca me explicou o que era de fato uma cigarra até eu ter idade o suficiente para aprender sozinha.

Um comentário: