terça-feira, 22 de março de 2011

Menos obrigações e mais viver

Levante cedo, alimente-se bem, seja saudavel, pratique exercicios, trabalhe, financie uma casa, troque de carro anualmente, faça um seguro, você precisa de um celular novo, esta na hora de formatar seu computador, não pare de estudar, pague IPTU, IPVA e outros impostos que você nem sabe para que servem, faça exames anualmente, esta na hora de renovar seu titulo de eleitor, vote, se não votar justifique-o. Conquiste, perca, respira, transpire, se der tempo suspire. Se der tempo tire férias, consulte sua agenda e tire um dia de folga, junte dinheiro, economize, se sobrar faça uma viagem. Mas só se sobrar. O prazer é um luxo que deve ser racionalizado, usado como saida de emergencia da rotina sobrecarregada. Primeiro as obrigações, depois os direitos.
É isso que o sistema exige de você. Estão construindo uma sociedade cada vez mais conformada e sem vontades. Você e seus filhos são treinados para viver assim.
O ser humando ja não precisa mais do esforço das suas mentes. Os professores ja não ensinam mais. Eles chegam com palavras prontas e tentam fazer com que vocês decorem, porque aprender não é mais o objetivo. Questionam seus conhecimentos por uma prova que avalia de modo imbecil os jovens sem futuro. Selecionando e excluindo pessoas do que chamamos de vida.
Vamos abrir os olhos. Defendo que ha uma vida inteira longe dos escritorios e das cadeiras de bacharelados. Tem pessoas e experiencias novas te esperando la fora. Quero um bocado de sair mais cedo do trabalho, gravatas menos apertadas, o fim das obrigações infundadas. Sejamos mais que o óbvio.
Desejo-lhe um banho de chuva sem a preocupação de estragar a chapinha ou de molhar o celular. Desejo-lhe menos obrigações e mais direitos.



Texto inspirado em uma das obras de Verônica H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário